A minha Lista de blogues

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


Peddy-Paper Estabelecimento de Educação e Ensino

Foi na manhã do dia 16 de Dezembro de 2011, que decorreu um peddy-paper organizado pelo departamento de Saúde Pública do Centro de Saúde de Moura, junto de uma escola primária pertencente ao concelho de Moura. Nesta actividade foram desenvolvidos aspectos importantes referentes á alimentação saudável, aos resíduos, aos consumos (drogas, tabaco, entre outros) e á higiene oral, e consoante cada temática foi elaborado um jogo.

Este estabelecimento de ensino tinha 34 crianças e para que houvesse equilíbrio entre equipas solicitámos que as docentes construíssem equipas equilibradas (tendo alunos do 1º ao 4ºano), após isto, foi distribuída a cada equipa uma identificação (cada equipa era constituída por 5 elementos, e possuía um cartão de identificação com uma cor). Antes de iniciar o peddy-paper foi também atribuído a cada equipa um livro com pistas e regras a respeitar durante o jogo. Eu e as minha colegas, Cheila e Joana, realizámos um guião com as pistas desordenadas aleatoriamente, de forma a que não houvesse cruzamentos entre equipas. Seguidamente apresento o guião distribuído a cada equipa.



                                


.

Eu e a minhas colegas ficámos responsáveis por realizar o jogo de resíduos, e surgiu a ideia de fazermos um puzzle com materiais reciclados.
Ao responsável em cada posto foi fornecido um guião (abaixo encontra-se o respectivo guião) a explicar como se fazia cada jogo, e é de salientar que cada prova tinha a duração máxima de 10minutos e ganhava a equipa que conseguisse no menor tempo possível completar todas a provas correctamente. 


Guião do Peddy Paper

Pista Resíduos

Uma embalagem vou espalmar,
Uma garrafa de vidro vou guardar,
Todo o cartão vou juntar,
Para depois depositar.





Regras:
  • Completar o puzzle de forma correcta acompanhado pela imagem.



Pista Alimentação

Eu como frutos maduros,
Peixe, carne, queijo e pão,
Eu como bem, não como muito,
Vario a alimentação!







Regras:
  •  Ligar todos os pontos de forma a completar a imagem.



  •   Completar as palavras que correspondem aos alimentos;





Pista Higiene Oral

Um copo com água,
Uma escova e pasta,
Para lavar os dentes,
É o que me basta.



Regras:
  • Identificar qual o dente que apresenta cárie;
  • Fazer corresponder a cada dente os alimentos que podem provocar, ou não, o aparecimento de cáries;


Pista Consumos

Fumar faz mal,
Álcool não vou querer beber,
Vou praticar desporto,
Para saudável crescer.










Regras:
  • Identificar os comportamentos correctos e incorrectos colocando um “certo” e um “errado” em cada imagem.




O objectivo deste peddy-paper foi no sentido de transmitir às crianças bons hábitos para terem uma vida saudável e saberem sempre fazer escolhas correctas.



Sem comentários:

Enviar um comentário