Sexualidade na Adolescência – Saúde Escolar
A Organização Mundial de Saúde (OMS) define sexualidade como uma energia que encontra a expressão física, psicológica e social no desejo de contacto, ternura e ás vezes amor.
No âmbito da actividade do Técnico de Saúde Ambiental, eu e as minhas colegas propusemos elaborar um planfleto informativo sobre a “Sexualidade na Adolescência”, pois é uma temática aliciante e complexa de abordar, mas de extrema importância para os grupos etários mais jovens.
A adolescência está muito associada a comportamentos de risco , como por exemplo, a gravidez não desejada, as doenças sexualmente transmissíveis, consumo de bebidas alcoólicas, drogas, entre outros. O nosso objectivo em realizar este panfleto foi no sentido de facultar aos jovens informação útil em relação a comportamentos de risco na adolescência, bem como, faze-los pensar na sexualidade de forma consciente.
“É importante passar a mensagem que a sexualidade é mais do que a relação sexual física. É produto da biologia e das experiências de vida de cada um, que dão forma aos sentimentos e valores. Assim como um guião de uma peça que diz ao actor, o quê, quando e como actuar, cada pessoa desenvolve o seu próprio guião sexual que expressa o quem, o quê, o quando, o onde, o porquê e o como da sexualidade. Este guião sexual é único e pode modificar-se ao longo da vida à medida que se adquirem novas experiências e se encontram novas ideias.”
Fonte: Revista online do Centro de Formação de Professores do Nordeste alentejano, Maria do Rosário Reino Pires, Delegada de Saúde de Portalegre, “A Sexualidade na Adolescência”