Reunião Saúde Escolar
«Um programa de saúde escolar efectivo … é o investimento de custo-benefício mais eficaz que um País pode fazer para melhorar, simultaneamente, a educação e a saúde».
(Gro Harlem Brundtland, Directora-Geral da OMS. Abril 2000)
Foi sugerido (a mim e ás minhas colegas Cheila e Joana) pela Técnica de Saúde Ambiental Dra. Ana Mafalda Franco, a presença numa reunião de Saúde Escolar num estabelecimento de Educação e Ensino em Moura. Esta reunião contou com a presença de uma fisioterapeuta, uma representante do estabelecimento de educação e ensino, uma enfermeira e a Técnica de Saúde Ambiental, e teve como principal assunto, a planificação de actividades inceridas na Saúde Escolar.
A saúde escolar é uma área muito importante, pois resulta na adopção de comportamentos mais saúdaveis, procurando assim a melhoria da saúde das crianças e dos jovens e da restante comunidade educativa, desenvolvendo actividades assentes em duas vertentes: a vigilância e protecção da saúde e aquisição de conhecimentos, capacidades e competências em promoção da saúde. As equipas de Saúde Escolar assumem portanto, um papel activo na gestão dos determinantes da saúde na comunidade educativa, contribuindo desse modo para a obtenção de ganhos em saúde, a médio e longo prazo.
«A escola ocupa um lugar central na ideia de saúde. Aí aprendemos a configurar as ‘peças’ do conhecimento e do comportamento que irão permitir estabelecer relações de qualidade. Adquirimos, ou não, ‘equipamento’ para compreender e contribuir para estilos de vida mais saudáveis, tanto no plano pessoal como ambiental (estradas, locais de trabalho, praias mais seguras), serviços de saúde mais sensíveis às necessidades dos cidadãos e melhor utilizados por estes».
(Constantino Sakellarides. in Rede Europeia e Portuguesa de Escolas Promotoras de Saúde. 1999)
Documentos de Interesse:
Sem comentários:
Enviar um comentário