A minha Lista de blogues

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Moura “Encanto natural, encanto interior”

            A cidade de Moura situa-se no extremo oriental do Alentejo, na margem esquerda do Rio Guadiana, é delimitada, para oriente, por Espanha. É rodeada pelos concelhos de Barrancos, Mourão, Reguengos de Monsaraz, Portel, Vidigueira e Serpa. Localiza-se a 58 km da Capital de Distrito (Beja), a 12 Km da Barragem de Alqueva, a 79 km de Évora, a 200 km de Lisboa e a 190 km de Sevilha.



            A cidade de Moura, é constituída por 8 Freguesias sendo elas: 


 
            Nas palavras de Joaquim Costa, um poeta da cidade, Moura é um "Oásis verdejante" no seio de um mar de "searas douradas". Os jardins frescos por onde alastra a luz ardente do Alentejo, a água límpida das fontes milagrosas, a simplicidade e sabedoria das suas gentes, testemunhas vivas de tradições seculares, são por si só uma promessa de tranquilidade e acolhimento.




            Confinado com o concelho de Barrancos e com a fronteira espanhola, a Herdade da Contenda (propriedade do município) constitui, com os seus 5 000 hectares, a maior reserva de veados existente em Portugal. As potencialidades cinegéticas e ambientais do concelho constituem, aliás, uma das suas maiores riquezas, ainda por explorar do ponto de vista turístico.
            O branco luminoso dos bairros antigos, a sobriedade majestosa do castelo e toda a riqueza arquitectónica de Igrejas e Conventos, são as manifestações de uma miscelânea de heranças culturais, entre as quais se destacam a Romana e Árabe, que marcaram profundamente o carácter desta terra no trabalho de campo, no rico artesanato e nos costumes como, de resto, nas lendas e tradições.
            Fortemente ligada ao passado, Moura não deixa de apostar no seu futuro: de olhos no Guadiana, que se espraia nas suas terras, a meio caminho de Lisboa e Sevilha, oferece alojamento de qualidade e animação turística diversificada. Com cerca de 16 500 habitantes, distribuídos pelas 8 freguesias, o concelho é hoje a promessa de uma estadia retemperadora.




           O Concelho beneficia de importantes recursos hídricos subterrâneos que servem para abastecer a maior parte da população e proporcionam a exploração de águas minero-medicinais.
            Na gastronomia, Moura distingue-se pela qualidade do seu mel, queijo, vinho, azeite, pão e enchidos e, no artesanato, nas áreas do buínho, da cestaria e do ferro forjado.
            Desde as modas, às feiras grandes de Maio e Setembro, passando pelas festividades religiosas e outras como as Janeiras e o Carnaval, o concelho mantêm usos e costumes que remontam a tempos ancestrais.
Fonte: Portal de Moura


Sem comentários:

Enviar um comentário